Confira o funcionamento do empréstimo para quitar as contas



Contratar um empréstimo para quitar contas pode se mostrar uma opção extrema, porém, em certos casos, recorrer a crédito para reorganizar suas finanças e pôr as dívidas em ordem pode ser a solução mais viável.

Neste artigo, exploraremos alguns pontos a considerar antes de solicitar um empréstimo para quitar suas contas e analisaremos se é vantajoso optar pelo crédito nessa situação.

Portanto, prossiga com a leitura e descubra a variedade de opções de empréstimos, os benefícios de cada uma e qual se adequa melhor à sua situação. Confira abaixo.

Como funciona o empréstimo e a análise de crédito?

Antes de nos aprofundarmos em como liquidar dívidas com um empréstimo, é fundamental compreender o funcionamento dessa operação.

O empréstimo é uma forma comum de crédito em que uma instituição empresta um valor a um indivíduo, que, por sua vez, deve realizar pagamentos a longo prazo, incluindo alguns tributos.

Existem diversos tipos de empréstimos, com diferentes modalidades de pagamento, prazos, condições e normas contratuais, tudo adaptado à situação de cada tomador.

Por ser um crédito com pagamento em longo prazo, é crucial que as instituições financeiras tenham um método para avaliar se o cliente é confiável para arcar com a dívida.

Para isso, é feita uma análise de crédito junto aos birôs de crédito, por meio do Score – pontuação vinculada ao CPF de cada indivíduo, refletindo seu histórico de dívidas, pagamentos, entre outros.

Por meio dessa análise, os bancos conseguem uma referência sobre o solicitante, para ajustar suas ofertas de acordo com esse cliente, incluindo condições contratuais, taxas de juros, entre outros aspectos.


Existe empréstimo para quitar dívidas?

No mercado financeiro, há diversas alternativas de empréstimo, tornando viável encontrar modalidades vantajosas para a quitação de dívidas e para a organização da saúde financeira.

Se você está lidando com dívidas pendentes, é provável que seu Score esteja baixo, o que significa que seu nome está negativado no mercado. Isso pode dificultar a obtenção de crédito.

Portanto, é relevante buscar empréstimos que não exigem análise de crédito. Sim, existem categorias que dispensam essa análise, facilitando a contratação para indivíduos negativados.

A seguir, apresentaremos algumas das opções de empréstimo mais populares, incluindo aquelas que não requerem análise do CPF.

Tipos de empréstimo para dívidas

Entre as inúmeras alternativas de crédito disponíveis, como empréstimo pessoal, financiamento e empréstimo com garantia de bens, destacam-se os mais comuns:

– Empréstimo pessoal;
– Empréstimo consignado;
– Empréstimo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
– Empréstimo com garantia.

Aprofunde-se sobre cada modalidade a seguir.

Empréstimo pessoal para quitar dívidas

O empréstimo pessoal é uma categoria que requer análise de crédito do CPF.

Embora seja uma opção viável para contratação por negativados, as taxas de juros aplicadas são consideravelmente altas para clientes com restrições no nome.

Essa pode não ser a melhor alternativa para quitar dívidas, visto que você ficará sujeito a juros elevados, podendo impactar negativamente na sua organização financeira.

Contudo, se não houver outra saída, especialmente para contas cotidianas como energia, água, entre outras, o empréstimo pessoal pode ser a solução para evitar a interrupção de serviços essenciais.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado não exige análise de CPF do tomador e é destinado aos seguintes públicos:

– Aposentados, pensionistas e segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
– Servidores públicos federais, municipais e estaduais, ativos e aposentados;
– Trabalhadores com carteira assinada.

Essa modalidade é deduzida diretamente do salário mensal do tomador, o que resulta em taxas mais baixas na contratação.

Além de prazos mais longos que variam entre 84 a 96 meses, dependendo do perfil do solicitante, sua aprovação é menos burocrática e simplificada.

Aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos podem comprometer 35% de sua renda com o empréstimo consignado, 5% com o cartão de crédito consignado e 5% com o cartão de benefício consignado.

Já o empréstimo consignado BPC pode utilizar até 30% da renda do segurado, e as modalidades de cartão podem utilizar 5% (apenas uma das opções).

Além disso, os públicos são limitados a 13 linhas de empréstimo consignado ativas simultaneamente e 2 linhas de cartão de crédito/benefício consignado por vez.

Essas limitações de contratação evitam o comprometimento excessivo da renda e auxiliam no controle das dívidas, zelando pela saúde financeira dos contratantes.

Se você é beneficiário do INSS, simule suas oportunidades de consignado por meio do simulador de empréstimo abaixo:

[Link Simulador]

Na meutudo, os beneficiários do INSS têm a possibilidade de contratar o empréstimo consignado totalmente online, por meio do site ou aplicativo meutudo.

Aqui, você simula e contrata seu consignado a qualquer momento, com taxas acessíveis e sem precisar sair de casa ou enfrentar filas.

Ao contratar conosco, você recebe seu dinheiro em até 1 dia útil para pagar suas contas e regularizar seu nome com praticidade e segurança.

Empréstimo com saldo do FGTS

O empréstimo do FGTS, também conhecido como antecipação do saque-aniversário, é uma modalidade de crédito que não desconta mensalmente na renda do contratante.

Essa operação está disponível para aqueles que optam pelo saque-aniversário do FGTS, em oposição ao saque-rescisão, o formato original de retirada de saldo.

A antecipação pode ser contratada por pessoas negativadas, desde que possuam saldo em contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia, ou tenham vínculo empregatício registrado.

Com a antecipação, você pode receber até 12 parcelas anuais do saque-aniversário e retirar parte do seu saldo do FGTS mesmo enquanto trabalha.

O valor devido desse crédito é descontado apenas anualmente diretamente do saldo do FGTS do titular, garantindo que sua renda mensal permaneça inalterada.

Ao contratar sua antecipação do FGTS na meutudo, você antecipa a partir de R$50,00, de forma online, fácil e segura, e recebe o dinheiro em até 24 horas úteis!

Simule suas oportunidades de crédito com o simulador de empréstimo FGTS abaixo:

[Link Simulador FGTS]

A antecipação do saque-aniversário tem taxas mais baixas em comparação a outros empréstimos, além de não comprometer sua remuneração!

Você pode contratar sua antecipação por meio do site ou aplicativo meutudo, assegurando uma excelente alternativa de crédito para quitar dívidas.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia de bens é uma forma de crédito concedida a quem utiliza um bem pessoal (geralmente um imóvel ou veículo) como garantia, caso não consiga honrar a dívida.

Essa modalidade, por envolver um bem como garantia, aumenta as chances de aprovação, mesmo para indivíduos com nome negativado.

No entanto, é fundamental salientar que, caso você não cumpra com o pagamento da dívida garantida, seu bem pode ser confiscado pela instituição.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Dessa forma, ao optar por essa alternativa, é crucial organizar-se para não faltar com o pagamento e consequentemente acabar perdendo seu patrimônio.

Se desejar continuar se informando sobre o universo financeiro com nossos conteúdos, cadastre-se gratuitamente no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Qual o melhor tipo de empréstimo para negativado quitar dívidas?

Se sua intenção é contrair um empréstimo para quitar dívidas e reorganizar suas finanças, o ideal é optar por alternativas que não passam por análise de crédito, a fim de evitar juros abusivos que tornariam o crédito desvantajoso.

Portanto, das operações mencionadas, as mais recomendadas para esse cenário são o empréstimo consignado e a antecipação do FGTS.

Por serem duas modalidades de crédito que se baseiam no desconto direto no benefício ou na folha de pagamento, as taxas desses empréstimos costumam ser mais baixas.

O prazo de pagamento em ambos os casos também é mais flexível, além da facilidade de contratação e liberação rápida – mais uma vantagem para limpar seu nome com agilidade.

Vale a pena pegar empréstimo para pagar dívidas?

O educador financeiro Alessandro Azzoni garante que trocar diversas dívidas caras e com altas taxas de juros por um empréstimo com taxas mais baixas é uma excelente solução.

Ao organizar suas dívidas e calcular os valores necessários para quitá-las, a obtenção de um empréstimo é uma ótima alternativa para recuperar seu nome no mercado.

Entretanto, é imprescindível manter suas finanças em dia e proporcionar organização para evitar um ciclo vicioso, no qual se recorre a empréstimos para quitar dívidas e acaba gerando mais débitos durante o processo.

Vantagens de pedir empréstimo para quitar dívidas

Confira algumas vantagens de contratar um empréstimo para pagar contas:

– Dinheiro rápido na conta;
– Opções de contratação totalmente online, sem sair de casa;
– Diversidade de crédito;
– Preservação de bens como imóveis e veículos pessoais;
– Juros mais baixos em comparação com dívidas inadimplentes;
– Limpeza de nome;
– Elevação do score de crédito com a quitação das dívidas;
– Organização da vida financeira.

Antes de contratar o crédito, é essencial analisar e pesquisar para compreender a responsabilidade desse novo débito, evitando um endividamento ainda maior.

A seguir, mostraremos como contratar as modalidades de crédito mais vantajosas – consignado e empréstimo FGTS – sem sair de casa e com diversas vantagens.

Quando devo fazer empréstimo para pagar contas?

Segundo dados de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aproximadamente 48% dos brasileiros não possuem controle sobre suas finanças.

Como consequência, a falta de controle financeiro pode levar ao endividamento e à inadimplência em muitos casos.

Estudos indicam que o percentual de famílias brasileiras com dívidas, atrasadas ou em dia, chegou a 78,3% em abril deste ano, continuando em uma tendência crescente.

Em busca de uma solução, é crucial entender: quando vale a pena contratar um empréstimo para pagar contas? Confira abaixo.

O que avaliar ao contratar um empréstimo

Confira alguns fatores a serem analisados antes de contratar um empréstimo para quitar dívidas:

– Valor das parcelas e valor total da dívida;
– Reputação da instituição financeira ou banco;
– Cuidado com golpes e fraudes;
– Atenção às taxas antecipadas – não permitidas pelo Banco Central;
– Custo Efetivo Total (CET) do contrato, incluindo:
– Taxas de juros;
– Taxas de análise de crédito;
– Tarifa de Abertura de Cadastro (TAC);
– Taxas administrativas;
– Seguros;
– Tarifas;
– Imposto sobre Operação Financeira (IOF).

Portanto, é vital analisar esses fatores para garantir uma boa transação que beneficiará sua saúde financeira a longo prazo.

A seguir, mostraremos como você pode contratar as modalidades de crédito mais vantajosas – consignado e empréstimo FGTS – sem sair de casa e com várias vantagens.

Qual o melhor empréstimo para quitar dívidas?

Entre as diversas opções de crédito disponíveis, como empréstimo pessoal, financiamento e empréstimo com garantia de bens, destacam-se por suas vantagens duas modalidades:

Empréstimo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
Empréstimo consignado.

Por serem dois tipos de empréstimo que se valem do desconto direto no benefício ou na folha de pagamento, as taxas desses créditos costumam ser mais baixas.

O prazo de pagamento em ambos os casos também pode ser mais longo, além da facilidade de contratação.

Aprofunde-se sobre cada modalidade a seguir.

Como fazer empréstimo para quitar dívidas rápido e seguro

O empréstimo consignado e a antecipação do saque-aniversário podem ser adquiridos de forma simples, por meio do aplicativo meutudo!

No app, você faz um cadastro conforme seu perfil e a modalidade desejada, realiza uma simulação e contrata seu crédito de maneira prática, rápida e segura.

Em caso de dificuldades, você também pode contar com uma equipe de especialistas para auxiliá-lo, caso necessário.

Para baixar o aplicativo meutudo, siga as instruções abaixo:

1. Abra sua loja de aplicativos (Play Store ou App Store) e busque por “meutudo”;
2. Selecione a opção “meutudo” e clique em “Instalar”;
3. Aguarde a instalação do aplicativo e, ao finalizar, clique em “Abrir”.

Confira como realizar o seu cadastro no aplicativo meutudo para verificar suas oportunidades de crédito:

[Link Cadastro]

Mediante o seu cadastro, você pode consultar, simular e contratar suas oportunidades de antecipação do saque-aniversário e consignado para quitar suas dívidas!

Antecipação Saque-Aniversário

O primeiro passo para antecipar seu saque-aniversário com a meutudo é autorizar nossa parceira de crédito a consultar seu saldo por meio do aplicativo FGTS.

Esse procedimento é obrigatório para a contratação, a fim de adaptar as oportunidades de crédito ao seu saldo disponível.

Autorize a instituição financeira indicada no aplicativo meutudo a consultar seu saldo FGTS, seguindo o passo a passo abaixo:

1. [Passo 1]
2. [Passo 2]
3. [Passo 3]

Concluída a integração, veja como contratar a antecipação do saque-aniversário no aplicativo meutudo:

1. [Passo 1]
2. [Passo 2]

Pronto! Viu como é simples obter crédito justo sem precisar sair de casa e obter a quitação de suas dívidas para manter suas finanças em ordem?

Baixe o aplicativo meutudo agora mesmo para verificar suas oportunidades e limpar seu nome no mercado!

Empréstimo consignado

A contratação do crédito consignado é dividida entre o empréstimo novo e a portabilidade de consignado, que consiste na transferência de dívida de outras instituições para a meutudo.

Com um cadastro simples, você tem acesso a excelentes oportunidades de crédito sem sair de casa, para pagar suas contas com um empréstimo barato e justo.

Confira as etapas de contratação do empréstimo consignado meutudo:


1. [Passo 1]
2. [Passo 2]

📂 Educação Financeira