Em 2024, a Páscoa cai em que dia? Haverá feriado prolongado com a Sexta-feira Santa?



Neste ano, a comemoração da Páscoa está agendada para o dia 31 de março de 2024, trazendo consigo toda a tradição e significado que envolvem essa relevante celebração.

Para aqueles que aproveitam os feriados e momentos de descanso, surge a indagação: poderemos desfrutar de um feriado prolongado devido à Sexta-feira Santa? Vamos elucidar estas e outras questões referentes ao feriado da Páscoa e à Semana Santa que antecede esse período.

A Páscoa e a Sexta-feira Santa são consideradas feriados?

A Sexta-feira Santa, programada para o dia 29 de março de 2024, *permanece como o exclusivo feriado nacional oficial durante a Semana Santa.*

Esse dia, habitualmente marcado por reflexão, marca o início de um final de semana que para muitos se estende até o Domingo de Páscoa, proporcionando uma pausa nas rotinas de trabalho e estudo para diversos indivíduos.

Entretanto, é relevante salientar que, ao contrário da Sexta-feira Santa, *o Domingo de Páscoa não é um feriado.* Logo, para os profissionais que trabalham aos domingos, esse dia segue como uma jornada comum de trabalho.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A Quinta-feira Santa também é feriado?

Diferentemente da Sexta-feira Santa, a Quinta-feira Santa, que acontecerá no dia 28 de março de 2024, *não é reconhecida como um feriado nacional.* Ela é tratada como um dia ordinário de trabalho, sem respaldo legal para uma pausa oficial.

Contudo, é possível a negociação entre empregadores e funcionários para que esse dia possa ser considerado uma folga, desde que haja um consenso para a compensação das horas não laboradas.

No âmbito público, *alguns estados ou municípios podem decretar ponto facultativo ou até mesmo transformar a Quinta-feira Santa em feriado local,* cabendo sempre a verificação mediante os decretos emitidos por autoridades locais.

Qual é a fórmula para definir a data da Páscoa?

O cálculo da data da Páscoa é um desses curiosos casos de eventos com datas variáveis no calendário. Mas você sabe como se realiza essa computação?


O procedimento segue um padrão baseado em antigas tradições e cálculos astronômicos. O marco inicial é a Quarta-feira de Cinzas, que assinala o início da Quaresma – um período de 40 dias até o Domingo de Ramos, uma semana antes do Dia da Ressurreição.


A Quarta-feira de Cinzas sucede o término do Carnaval. Para os organizados que gostam de planejar antecipadamente seus compromissos e festividades, esse cálculo se mostra como uma ferramenta extremamente útil.

📂 Geral