O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adota medidas para diminuir as reclamações sobre Empréstimos consignados e descontos não autorizados.
Recentemente, uma análise conduzida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) revelou uma redução de 19% nas queixas relacionadas a descontos indevidos nos primeiros cinco meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.
Confira a seguir as ações que contribuíram para essa diminuição de reclamações na Ouvidoria do INSS e saiba como agir em casos de fraudes em consignados ou descontos irregulares.
Medidas adotadas pelo INSS para minimizar queixas
Dentre as iniciativas para reduzir as reclamações na Ouvidoria do INSS, destacam-se desde a regulamentação mais detalhada dos descontos até a suspensão temporária de novas adesões a mensalidades associativas.
Essas medidas têm atuado significativamente para fortalecer a transparência e segurança nas transações consignadas, garantindo maior tranquilidade aos aposentados e pensionistas.
Benefícios para aposentados e pensionistas
Graças a essas ações do INSS, aposentados e pensionistas conquistaram diversos benefícios, como:
- Proibição de múltiplos descontos na mesma mensalidade associativa
- Estabelecimento de um teto máximo de 1% do valor total do benefício para descontos em aposentadorias
- Implementação de mecanismos em transações financeiras, como autenticação biométrica e validação em duas etapas
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O que fazer em caso de fraude em consignados e descontos indevidos?
Se notar fraudes em Empréstimos consignados e/ou descontos indevidos na aposentadoria ou pensão, é crucial tomar algumas medidas importantes, como:
- Utilizar o Portal Consumidor.gov para registrar sua reclamação
- Ligar para o telefone 135 e formalizar sua reclamação na Ouvidoria do INSS
- Para descontos de associações não autorizados, contatar o serviço de atendimento ao consumidor da entidade ou solicitar a exclusão através da plataforma Meu INSS
Onde contratar Empréstimos consignados com segurança na contratação?
Para contratar Empréstimos consignados com segurança, é essencial escolher uma instituição financeira confiável e regulamentada.
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Além disso, todos os nossos produtos, incluindo o Empréstimo consignado, são regulamentados pelo Banco Central e estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
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Perguntas frequentes
Como saber o resultado da reclamação da Ouvidoria do INSS?
Para conferir o resultado de uma reclamação na Ouvidoria do INSS, utilize o código da manifestação gerado no registro e consulte o andamento pelo site do Ministério da Previdência ou telefone 135 do INSS.
Qual o prazo para resposta da Ouvidoria do INSS?
Em média, 30 dias para uma resposta da Ouvidoria do INSS em relação à sua reclamação.
Como excluir mensalidade associativa?
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login, vá em “Novo Pedido”, digite “Excluir mensalidade” no campo de busca, selecione o serviço e siga as instruções. Ou ligue para a Central 135.
Como cancelar uma contribuição do INSS?
A contribuição previdenciária não pode ser cancelada, pois é obrigatória para trabalhadores formais.