O que fazer em caso de assalto, furto ou perda de documentos pessoais?



A perda de documentos é uma situação que ninguém deseja ir. Se tú já perdeu um documento, seja por desdém, extravio ou até mesmo por ser vítima de assalto ou assalto, tu aprenderá, por esta postagem, uma série de dicas sobre isso como evitar que esse problema aconteça, além das principais providências a serem tomadas pra impedir que teu documento perdido seja usado indevidamente por criminosos.
Sensacional leitura.
O que fazer após constatar furto, assalto, extravio ou perda de documentos?
1. Registro do Boletim de Ocorrência
O primeiro passo que o cidadão necessita fazer quando se deparar com um caso de perda, furto, roubo ou extravio de um documentos pessoais (RG, CPF. Título de Eleitor, Passaporte, etc), talonário de cheques ou cartões magnéticos (de crédito ou de movimentação bancária) é se dirigir a Delegacia de Polícia mais próxima e registrar a ocorrência de imediato.
Esta conduta é extremamente essencial e necessita ser feita o mais rápido possível assim que tenha constatado a ocorrência.
Dica
Em alguns Estados como São Paulo, é possível registrar a ocorrência referente a extravio, perda, furto, furto de documentos na web através da Delegacia Eletrônica.
Faça uma pesquisa e veja se em seu Estado o serviço já está disponível. Digite no site de buscas, por exemplo, “Delegacia eletrônica Paraná”.
Se o serviço estiver operante, obviamente será listado no repercussão da busca.
Recomendamos que tu leia todas as instruções contidas no blog da Delegacia Eletrônica do Estado onde pretende fazer o registro, uma vez que todo procedimento é explicado detalhadamente.
Lembramos, ainda, que caso tu tenha dificuldades para fazer o registro da ocorrência na web, faça o registro do B.O. presencialmente na Delegacia de Polícia mais próxima.
2. Avisar os órgãos de proteção ao crédito
Feito o B.O., é importante informar os órgão de proteção ao crédito do ocorrido. Uma vez inscrito o alerta no sistema de crédito, caso alguém tente fazer uma operação (compra, abertura de contas, financiamentos, empréstimos, etc) o comerciante que fez a procura (é muito comum ser feita a procura de crédito) será informado do bloqueio e de que está diante de fraude.
O procedimento pra comunicação de bloqueio de documentos ou talões de cheques é bem sossegado, basta acessar os web sites dos órgãos listados abaixo e escoltar os passos informados, ou ainda, rua telefone.
Serasa – Telefone: 0800-773-7728
SPC
SCPC – SOS cheques e documentos – Telefone: 0800 011 1522
3. Bloquear os cartões magnéticos e talões de cheque
Entre em contato com a central de atendimento de seu banco ou vá pessoalmente noticiar o acontecido.
Solicite o bloqueio do cartão ou do talão de cheques perdido ou furtado/roubado, assim como sustação de eventual folha de cheques preenchida.
4. Extravio, furto ou roubo de Passaporte
No momento em que houver a perda, furto ou furto do Passaporte Brasileiro, além dos procedimentos normais, como lavrar Boletim de Ocorrência, e conceder entrada nos trâmites para a requisição de uma segunda rua, no caso do Passaporte Brasileiro, teu titular, pelo Decreto n° 1983, de quatrorze de agosto de 1996, é sou grato a comparecer a um posto da Polícia Federal e notificar o sucedido.
Vale relembrar, que o procedimento é exigido também nos casos de prejuízo, adulteração, inutilização, e ainda, a recuperação do passaporte, no momento em que acontecer.
Pra formalizar o aviso, o titular do passaporte precisa comparecer a uma unidade da Polícia Federal munido de um formulário preenchido. Esse formulário pode ser acessado no website da Polícia Federal do Brasil, pelo link: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/comunicacaoRouboPassaporte.doc
Para maiores informações sobre ocorrências com o Passaporte, e como proceder, veja o post: Ocorrências com Documento de Viagem: O que fazer?
Para saber se é possível e como requerer a segunda rua do Passaporte Brasileiro, visualize: Como Tomar Passaporte – O Guia Completo
5. Solicitar a 2ª rodovia dos documentos pessoais
Após adotados os procedimentos acima, você deverá pedir nova avenida do documento pessoal – é a chamada segunda rodovia.
O lugar onde precisa ser solicitada a 2ª avenida do documento varia de documento pra documento. A segunda via de documentos também é fornecida pelas unidades do Poupatempo ou similares.
Visualize na tabela abaixo todos os procedimentos pra emissão da 2ª rua para:
Carteira de Identidade (RG / RIC)
Carteira de Trabalho
CPF
Certificado de Reservista
Passaporte
Título de Eleitor
Dicas de Segurança
Confira alguns detalhes de segurança interessantes:
1. É de fato necessário carregar todos os documentos?

Muitas pessoas têm este hábito de carregar todos os documentos na carteira, mochila ou bolsa e não vislumbram o traço que esta conduta representa.
Sonhe só perder todos os documentos de uma só vez!
A recomendação é carregar somente um documento de identificação com foto, os além da conta precisam continuar guardados em casa.
Caso esse documento seja vítima, você só terá que suportar com a burocracia quanto a 2ª via desse único documento. Isto, sem dúvida, poupará e muito seu precioso tempo.
2. Nunca entregue seus documentos a estranhos
Jamais deixe seus documentos em poder de pessoas estranhas. O mínimo desinteresse pode ser o tempo que o criminoso necessitava pra clonar teu documento.
3. Nunca forneça fatos pessoais ou a numeração de seus documentos pelo telefone
Existem vários golpes aplicados rodovia telefone. Geralmente o criminoso se identifica como funcionário de uma corporação e alega estar entrando em contato pra fazer uma confirmação de seus documentos e pede que você fale os dados.
Se tu ganhar uma ligação e for pedido confirmação de alguma informação a respeito de documentos pessoais, desconfie. Pela dúvida nem forneça a informação.
4. Cartões de banco e Cartões de Crédito
Memorizar a senha

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A principal dica a ser dada nesse tópico é muito comum, mas poucos a seguem. Nunca guarde a senha anotada junto com o seu cartão. O correto é memorizá-la.
Caso tu seja assaltado ou mesmo em eventual perda da carteira, a pessoa poderá ter acesso ao teu cartão e senha.
Agilize o contato com a central bancária
Deste modo que ganhar o cartão (de movimentação bancária ou crédito), anote o telefone da central de atendimento do respectivo banco na sua agenda (no smartphone) pra descomplicar a solicitação do bloqueio.
Tenha em mente que o bloqueio tem que ser feito prontamente após constatar a perda, já que é possível fazer compras na web só fornecendo os detalhes impressos no cartão de crédito.
Dificulte a visualização dos dígitos de segurança
Apague ou cubra com uma etiqueta os 3 dígitos de segurança de teu cartão de crédito. Os golpes mais comuns são praticados em que momento tú paga a conta em estabelecimentos comerciais.
Preste muita atenção no cobrador e nem tire os olhos de seu cartão (o perfeito é nem transmitir o cartão para o cobrador), pois que nesse momento ou ele poderá filmar seus dados impressos no cartão com um smartphone ou ainda fazer uma permuta de cartões, devolvendo-lhe um cartão inexato.
Outra vez o lembramos: na internet é possível comprar utilizando só os detalhes impressos no cartão!
Serviços de notificação SMS
Utilize os serviços de notificação de compras via SMS. A maioria dos bancos retém esse serviço. Caso seja notificado de uma compra que não fez ou nem autorizou, telefone já pra central de atendimento e solicite o bloqueio do cartão.
5. Em caixas eletrônicos
Na dúvida, não utilize

Antes de utilizar um caixa eletrônico verifique cada indício de adulteração física no mesmo, como grampos, saliências desproporcionais, partes mal fixadas, etc.
Tenha como apoio o caixa ao lado. Os famosos “chupa-cabras” são peças acopladas pela divisão frontal do caixa que exercem a cópia de teu cartão.
Caso perceba qualquer coisa de contrário, nem utilize o caixa e comunique imediatamente a segurança do banco ou disque 190 para reportar à Polícia Militar.
Desconfie do agradável samaritano
Nem aceite socorro de estranhos em hipótese alguma e extremamente menos entregue teu cartão nas mãos de terceiros, já que é de imediato em que é feita a permuta dos cartões.
Caso queira de auxílio pela operação do caixa, solicite auxílio de funcionário do banco (verifique o crachá se for preciso).
6. Como embarcar no aeroporto sem os documentos?
Segundo informa a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em casos de perda, furto ou assalto dos documentos aceitos para o embarque, é possível embarcar em voos apresentando o Boletim de Ocorrência referente ao evento, com data de expedição de até 60 dias.
7. Fui vítima de fraude – O que devo fazer?
Neste caso, ao constatar a realização de qualquer operação financeira em seu nome, sem teu discernimento ou autorização, registre já um Boletim de Ocorrência pela Delegacia de Polícia mais próxima.
Guarde a impressão de extratos, comprovantes ou mensagens SMS enviadas pelo banco (se houver) que constam a operação fraudulenta.
Em caso de fraude no emprego de cartão de crédito, além do boletim de ocorrência, solicite o bloqueio do cartão na central administradora do cartão ou banco. O mesmo vale pra cheques.
Procure um advogado para tomar as providências cabíveis no que tange às indenizações que você tem certo.
Além de documentos, perdi também instrumentos – há hipótese de recuperação?
1. Averiguar se teu pertence foi localizado.
Diversas pessoas, ao encontrar um documento ou instrumento alheio, o entregam em Delegacias de Polícia, Bases da Polícia Militar, terminais de trens e metrô, rodoviárias, aeroportos, Correios e até mesmo em muitas emissoras de rádio (em cidades pequenos esta prática é bastante comum).
Tente vislumbrar o recinto onde seu pertence foi perdido e localize estas estruturas mencionadas nas redondezas e comece a verificação por lá. Realmente compensa entrar em contato e ver.
Terminais rodoviários, de trens, aeroportos e metrô sempre contam com centrais de achados e perdidos.
Caso nem exista, entre em contato com a organização, já que diversos documentos e equipamentos são achados no pátio onde os carros ficam estacionados pra manutenção e limpeza.
Achados e Perdidos dos Correios
Os Correios disponibilizam um serviço muito útil de documentos achados e perdidos em âmbito nacional.
O que é melhor, a pesquisa é feita na web. Visualize:
Achados e Perdidos – Correios
Atente-se ao evento de que os documentos entregues nos correios, na condição de achados e perdidos, permanecem guardados por sessenta dias. Após este período, os documentos são remetidos aos órgãos emissores.
Caso teu documento esteja em poder dos Correios, será cobrada uma taxa de retirada de R$ 4,trinta.
A verificação também poderá ser feita pessoalmente em qualquer agência dos Correios ou ainda pelos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas) e 0800 725 7282 (Além da medida localidades).


Esperamos que estas informações tenham sido úteis para você. Tú entende mais algum detalhe? Compartilhe-a abaixo, nos comentários e ajude a enriquecer esse postagem!


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