Pagamento do Auxílio e Bolsa Família liberado, porém não creditado na conta em 2024



Mesmo quando designado como Auxílio Brasil, os pagamentos do Bolsa Família já eram efetuados pela Poupança Social Digital do beneficiário, movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem.

No entanto, é possível que o beneficiário, ao acessar o Caixa Tem, observe que o benefício ainda não foi creditado, o que pode gerar descontentamento e apreensão.

Por esse motivo, elaboramos este guia para explicar as possíveis razões para o atraso no pagamento do benefício e como resolver a situação. Continue lendo!

Para receber o benefício, a primeira etapa é que os beneficiários do Auxílio Brasil devem se inscrever no CadÚnico. Além disso, é necessário atualizar as informações cadastrais a cada dois anos.

É fundamental que a família comprove a renda familiar por indivíduo, sem exceder R$ 105,00 (extrema pobreza) ou entre R$ 105,01 e R$ 210,00 (pobreza).

Ao ter o registro atualizado na base de dados do Cadastro Único e estar em conformidade com as diretrizes, é preciso aguardar a inclusão no programa.

Mensalmente, o Ministério da Cidadania seleciona as famílias que terão direito ao benefício.

O governo efetua o pagamento dos beneficiários de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).


É essencial ressaltar que a inscrição no CadÚnico serve apenas como acesso aos benefícios sociais, mas não garante a aprovação e o recebimento do benefício.

O Auxílio Brasil, anteriormente conhecido como Bolsa Família, pode ser depositado na poupança digital Caixa Tem, na poupança Caixa Fácil, ou por meio de saque com o cartão social do programa.

De qualquer maneira, o valor pode ser verificado e movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para dispositivos Android e iOS.

Caso mesmo ao acessar o Caixa Tem você não consiga identificar o pagamento, é viável verificar em qual conta foi depositado ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil, no número 111.

A conta do Caixa Tem é aberta pelo Governo para cidadãos que necessitam receber algum benefício pago pela Caixa Econômica e que não possuem conta cadastrada.

Dessa forma, o Auxílio Brasil, que é único por meio da poupança digital ou da poupança Fácil da Caixa, são automaticamente associados ao Caixa Tem.

Para sacar o dinheiro pelo Caixa Tem inicialmente é preciso ter acesso ao aplicativo e se dirigir a um ponto de atendimento da Caixa, que pode ser o caixa eletrônico também. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem, disponível para iOS;
  2. Faça o login com seu CPF e senha cadastrada;
  3. Selecione a opção “Saque” e informe o valor que deseja sacar do seu saldo;
  4. Escolha o menu “Gerar código de saque” e forneça no ponto de atendimento em que você está.

Atenção: O código é válido por uma hora. Se ultrapassar o período, será necessário gerar um novo código para o saque.

Normalmente, o pagamento do Bolsa Família de cada ciclo tem início nos últimos dez dias úteis do mês.

No entanto, é possível conferir o calendário de pagamentos do Bolsa Família e verificar quando será realizado o próximo pagamento do seu benefício.

O beneficiário também pode verificar o estado do benefício totalmente online, por meio do site do CadÚnico ou no aplicativo do Auxílio Brasil, para saber se seu direito ao saldo continua.

A que horas o Auxílio Brasil é depositado no Caixa Tem?

Alguns beneficiários têm questionamentos sobre a hora em que o dinheiro é depositado no Caixa Tem quando são selecionados para participar do programa.

Conforme informações da Caixa, o pagamento de benefícios sociais começa a ser liberado nas primeiras horas do dia e, por volta das 9h da manhã, o saldo já está na conta.

No entanto, pode haver variações no horário devido a instabilidades no sistema da própria Caixa ou ao grande número de acessos ao aplicativo, o que pode resultar em alguns atrasos no depósito.

Para descobrir quando vai receber o Auxílio Brasil, o beneficiário deve verificar o dígito final do seu NIS, ignorando o número após o traço.

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O NIS pode ser verificado no cartão do benefício ou consultando o CadÚnico, fornecendo o CPF.

Com seu número do NIS em mãos, verifique o calendário de pagamento do Bolsa Família referente ao ano de 2024:

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2024
MêsData de pagamento
Janeiro18/01 a 31/01
Fevereiro16/02 a 29/02
Março15/03 a 28/03
Abril17/04 a 30/04
Maio17/05 a 31/05
Junho17/06 a 28/06
Julho18/07 a 31/07
Agosto19/08 a 30/08
Setembro17/09 a 30/09
Outubro18/10 a 31/10
Novembro18/11 a 29/11
Dezembro10/12 a 23/12

Se o seu Bolsa Família está aprovado, porém não foi creditado na conta, siga estes passos:

  1. Verifique seu cadastro no aplicativo ou site do Bolsa Família.
  2. Consulte o extrato bancário para confirmar se o depósito foi realizado.
  3. Em caso de erro, entre em contato imediatamente com a Caixa Econômica Federal para resolver o problema.

O beneficiário também deve verificar a data do depósito no calendário oficial, de acordo com o número do NIS, e aguardar o dia do saque.

No entanto, se a data do depósito já passou, é possível que a parcela esteja bloqueada.

Isso ocorre quando o Governo Federal detecta inconsistências nos dados cadastrais da família beneficiada.

Por esse motivo, é fundamental manter os dados atualizados no CadÚnico para garantir o recebimento do benefício.

Para esclarecer outras dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Caixa para compreender sua situação específica e aprender como resolvê-la.

Como atualizar o CadÚnico?

Caso tenha havido alguma modificação em seus dados ou dos seus familiares, como mudança na renda, endereço ou outras informações, é essencial atualizar imediatamente seus dados cadastrais.

O responsável familiar deve se dirigir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em sua cidade para atualizar seus dados cadastrais e evitar perder seu benefício por inconsistências cadastrais.

E se o cadastro já estiver atualizado?

Se não houver alterações em seus dados ou dos seus familiares, você deve acessar o site ou aplicativo do CadÚnico para confirmar que seus dados continuam os mesmos.

Se sua situação estiver totalmente regular em relação aos dados e ainda assim não tiver recebido seu saldo do Auxílio Brasil, será necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, no número 111, para questionar a situação.

Além disso, também é possível registar uma reclamação online. Para preencher o formulário, basta acessar o site Fala.Br e clicar na opção de “Reclamação”.

Você pode fazer login com sua conta do Gov.br ou criar uma conta diretamente no site Fala.Br.

Na página principal do site, está o botão chamado “Consulte sua manifestação”, onde você pode clicar para acompanhar o status de sua reclamação.

Independentemente da falta de acesso do beneficiário ao aplicativo Caixa Tem, os valores do benefício são depositados na conta normalmente.

Portanto, é fundamental que o usuário recupere seu acesso ao Caixa Tem para conseguir movimentar seu benefício.

Se o segurado estiver com dificuldades para restaurar o acesso ao Caixa Tem, ele pode entrar em contato com o suporte pelo telefone Caixa Tem para compreender o erro e resolver a situação.

Confira os números de contato do Caixa Tem:

  • Regiões metropolitanas: 4004 0104;
  • Demais regiões: 0800 104 0104;
  • Atendimento especializado para pessoas com deficiência: 0800 726 2592.

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