O Auxílio Brasil, anteriormente conhecido como Bolsa Família, pode ser depositado na poupança digital Caixa Tem, na poupança Caixa Fácil, ou por meio de saque com o cartão social do programa.
De qualquer maneira, o valor pode ser verificado e movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para dispositivos Android e iOS.
Caso mesmo ao acessar o Caixa Tem você não consiga identificar o pagamento, é viável verificar em qual conta foi depositado ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil, no número 111.
A conta do Caixa Tem é aberta pelo Governo para cidadãos que necessitam receber algum benefício pago pela Caixa Econômica e que não possuem conta cadastrada.
Dessa forma, o Auxílio Brasil, que é único por meio da poupança digital ou da poupança Fácil da Caixa, são automaticamente associados ao Caixa Tem.
Para sacar o dinheiro pelo Caixa Tem inicialmente é preciso ter acesso ao aplicativo e se dirigir a um ponto de atendimento da Caixa, que pode ser o caixa eletrônico também. Confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem, disponível para iOS;
- Faça o login com seu CPF e senha cadastrada;
- Selecione a opção “Saque” e informe o valor que deseja sacar do seu saldo;
- Escolha o menu “Gerar código de saque” e forneça no ponto de atendimento em que você está.
Atenção: O código é válido por uma hora. Se ultrapassar o período, será necessário gerar um novo código para o saque.
Normalmente, o pagamento do Bolsa Família de cada ciclo tem início nos últimos dez dias úteis do mês.
No entanto, é possível conferir o calendário de pagamentos do Bolsa Família e verificar quando será realizado o próximo pagamento do seu benefício.
O beneficiário também pode verificar o estado do benefício totalmente online, por meio do site do CadÚnico ou no aplicativo do Auxílio Brasil, para saber se seu direito ao saldo continua.
A que horas o Auxílio Brasil é depositado no Caixa Tem?
Alguns beneficiários têm questionamentos sobre a hora em que o dinheiro é depositado no Caixa Tem quando são selecionados para participar do programa.
Conforme informações da Caixa, o pagamento de benefícios sociais começa a ser liberado nas primeiras horas do dia e, por volta das 9h da manhã, o saldo já está na conta.
No entanto, pode haver variações no horário devido a instabilidades no sistema da própria Caixa ou ao grande número de acessos ao aplicativo, o que pode resultar em alguns atrasos no depósito.
Para descobrir quando vai receber o Auxílio Brasil, o beneficiário deve verificar o dígito final do seu NIS, ignorando o número após o traço.
O NIS pode ser verificado no cartão do benefício ou consultando o CadÚnico, fornecendo o CPF.
Com seu número do NIS em mãos, verifique o calendário de pagamento do Bolsa Família referente ao ano de 2024:
Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2024 |
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Mês | Data de pagamento |
Janeiro | 18/01 a 31/01 |
Fevereiro | 16/02 a 29/02 |
Março | 15/03 a 28/03 |
Abril | 17/04 a 30/04 |
Maio | 17/05 a 31/05 |
Junho | 17/06 a 28/06 |
Julho | 18/07 a 31/07 |
Agosto | 19/08 a 30/08 |
Setembro | 17/09 a 30/09 |
Outubro | 18/10 a 31/10 |
Novembro | 18/11 a 29/11 |
Dezembro | 10/12 a 23/12 |
Se o seu Bolsa Família está aprovado, porém não foi creditado na conta, siga estes passos:
- Verifique seu cadastro no aplicativo ou site do Bolsa Família.
- Consulte o extrato bancário para confirmar se o depósito foi realizado.
- Em caso de erro, entre em contato imediatamente com a Caixa Econômica Federal para resolver o problema.
O beneficiário também deve verificar a data do depósito no calendário oficial, de acordo com o número do NIS, e aguardar o dia do saque.
No entanto, se a data do depósito já passou, é possível que a parcela esteja bloqueada.
Isso ocorre quando o Governo Federal detecta inconsistências nos dados cadastrais da família beneficiada.
Por esse motivo, é fundamental manter os dados atualizados no CadÚnico para garantir o recebimento do benefício.
Para esclarecer outras dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Caixa para compreender sua situação específica e aprender como resolvê-la.
Como atualizar o CadÚnico?
Caso tenha havido alguma modificação em seus dados ou dos seus familiares, como mudança na renda, endereço ou outras informações, é essencial atualizar imediatamente seus dados cadastrais.
O responsável familiar deve se dirigir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em sua cidade para atualizar seus dados cadastrais e evitar perder seu benefício por inconsistências cadastrais.
E se o cadastro já estiver atualizado?
Se não houver alterações em seus dados ou dos seus familiares, você deve acessar o site ou aplicativo do CadÚnico para confirmar que seus dados continuam os mesmos.
Se sua situação estiver totalmente regular em relação aos dados e ainda assim não tiver recebido seu saldo do Auxílio Brasil, será necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, no número 111, para questionar a situação.
Além disso, também é possível registar uma reclamação online. Para preencher o formulário, basta acessar o site Fala.Br e clicar na opção de “Reclamação”.
Você pode fazer login com sua conta do Gov.br ou criar uma conta diretamente no site Fala.Br.
Na página principal do site, está o botão chamado “Consulte sua manifestação”, onde você pode clicar para acompanhar o status de sua reclamação.
Independentemente da falta de acesso do beneficiário ao aplicativo Caixa Tem, os valores do benefício são depositados na conta normalmente.
Portanto, é fundamental que o usuário recupere seu acesso ao Caixa Tem para conseguir movimentar seu benefício.
Se o segurado estiver com dificuldades para restaurar o acesso ao Caixa Tem, ele pode entrar em contato com o suporte pelo telefone Caixa Tem para compreender o erro e resolver a situação.
Confira os números de contato do Caixa Tem:
- Regiões metropolitanas: 4004 0104;
- Demais regiões: 0800 104 0104;
- Atendimento especializado para pessoas com deficiência: 0800 726 2592.