Tucuruvi ganha Unidade do Descomplica SP


Semelhante ao Poupa Tempo, o programa DESCOMPLICA SP reúne mais de 270 serviços, entre eles a recolocação no mercado de trabalho e a solicitação de bilhete único para idoso e pessoa com deficiência.

Durante o evento, o Prefeito confirmou que até o final de sua gestão entregará nove Descomplica SP pela cidade, sendo que a expectativa é inaugurar mais quatro neste ano nas regiões de Butantã, Penha, Jabaquara e São Matheus, e mais dois no próximo, sendo na Capela do Socorro e em Pirituba.

portal online permite agendamentos e, ainda, oferta mais de 400 serviços pelo SP156, que também disponibiliza um aplicativo prático para o acesso.

É, literalmente, a prefeitura na palma das suas mãos. No entanto, o programa também disponibiliza polos presenciais para retirada de dúvidas, serviços especializados ou até mesmo apenas para os mais receosos em utilizar a rede para resolver seus problemas.

descomplica-sp-tucuruvi-santana

Atualmente, o programa conta com 7 polos presenciais distribuídos entre Butantã, Campo Limpo, Jabaquara, Penha, Santa/Tucuruvi, São Mateus e São Miguel Paulista.

Porém, em razão da pandemia, o plano é que as unidades permaneçam fechadas até a finalização do decreto em 15 de junho de 2020.

Ainda assim, apesar de terem emitido nota oficial, estuda-se reabertura com novos protocolos contra a covid-19.

Segunda-feira (08/06), a Prefeitura de São Paulo reabriu as unidades do Campo Limpo, Butantã, Santana/Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus do Descomplica SP.




No entanto, os serviços aos polos presenciais permanecem limitados.

Na unidade do Campo Limpo serão prestados serviços de órgãos e secretarias parceiras como cadastro único, seguro-desemprego e bilhete único, entre outros.

Já as unidades do Butantã, Santana/Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus estarão abertas exclusivamente para serviços de auxílio emergencial e seguro desemprego, oferecidos pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.

Mas, por via de regra: quem quiser usufruir dos serviços nos polos presenciais deverá agendar, de acordo com a sua necessidade e disponibilidade dos serviços prestados.

Descomplica SP funciona da mesma forma que o Poupatempo?

Descomplica SP – Conheça o Portal da Prefeitura de São Paulo (Foto: Reprodução Descomplica SP)

Sim. Na verdade, o programa é sua versão Municipal. Isto é: oferta bem mais serviços e se integra melhor.

Ele oferece serviços de 12 secretarias e órgãos municipais, além de serviços estaduais e federais muito procurados pela população.

Ainda, ele dá acesso monitorado ou livre de computadores e oferta espaços para estudar, trabalhar ou se capacitar em polos presenciais.

Trata-se de um avanço do que se conhece por PoupaTempo e, de acordo com a Prefeitura, o projeto vai expandir ainda mais.

 

DESCOMPLICA SP
A unidade de Tucuruvi é a terceira criada pela gestão municipal e a primeira da zona norte. Ela tem capacidade de 800 atendimentos diários e integra 12 secretárias e órgãos municipais. A proposta da gestão municipal é de integrar totalmente o Descomplica SP com o Poupa Tempo para “oferecer serviços estaduais e municipais nesses espaços” declara o Prefeito.

TUCURUVI
Questionado sobre o motivo que Tucuruvi foi escolhida para receber o programa na zona norte, o Prefeito responde “Pelo espaço que a gente tinha aqui disponível, então facilitava muito”. Também destacou que a proposta é levar o Descomplica SP para todos os cantos da cidade e promete “vamos tentar o segundo na zona norte na região de Pirituba”.


Endereço Descomplica SP Tucuruvi – Santana

  • Avenida Tucuruvi, 808 – Subprefeitura Santana/Tucuruvi – São Paulo – SP

Horário de funcionamento Descomplica SP Tucuruvi – Santana

  • Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.